• Project: • Original Title: • Translated Title: MCC CEA 708 Closed Captions • Translator: No Author • Language: English • Subtitles: 253 • Words: 1933 • Comment: • Client: • Creation Date: 15. Aug. 2018 • Revision: • Revision Date: 15. Aug. 2018 • Media File: No Media • Format: 29.97 NTSC DF • Offset: 00:00:00:00 [00:00:28;15] ? [00:00:31;14] [00:01:11;24] A temperatura mais alta já mantida na Inglaterra [00:01:14;03] [00:01:14;13] foi registrada no Aeroporto de Heathrow, esta tarde, [00:01:16;21] [00:01:16;28] chegando a 37,9°C ou mais que 100°F. [00:01:21;23] [00:01:22;01] Quebrando o recorde de 1990 em Cheltenham. [00:01:25;11] [00:01:25;23] O recorde de 1990 chegou aos 37,1°C em Cheltenham. [00:01:30;15] [00:01:30;25] Hoje, em Heathrow, chegou aos 37,4°C [00:01:33;26] [00:01:34;04] e, depois, aos 37,9°C, passando pela [00:01:37;20] [00:01:37;29] marca dos 100°F pela primeira vez na história. [00:01:40;14] [00:01:40;29] Essas medições atuais remetem 130 anos atrás [00:01:44;01] [00:01:44;11] e desde essa época não houve um dia tão quente assim na Inglaterra. [00:01:47;04] [00:01:47;15] Alguns especialistas em mudança climática estão preocupados. [00:01:50;13] [00:01:50;20] É parte de uma tendência global [00:01:52;07] [00:01:52;14] e nos últimos 3 anos foi possível perceber [00:01:55;00] [00:01:55;08] que o planeta está ficando mais quente. [00:01:57;07] [00:01:57;14] A atividade humana é a principal responsável. [00:02:00;02] [00:02:03;02] OITO DE DEZ CARTÕES POSTAIS MENCIONAM O CLIMA. [00:02:09;28] [00:02:13;25] 73% DOS MOTORISTAS DE TÁXI DE LONDRES [00:02:17;04] [00:02:17;11] CONVERSAM SOBRE O CLIMA COM OS PASSAGEIROS. [00:02:19;27] [00:02:23;15] 47% ACREDITA QUE O CONCEITO DE CLIMA [00:02:26;06] [00:02:26;14] EM NOSSA SOCIEDADE TEM BASE CULTURAL. [00:02:29;11] [00:02:29;19] 53% ACREDITA QUE TEM BASE CULTURAL. [00:02:33;07] [00:02:35;28] CONVERSAR SOBRE O CLIMA LEVA À AMIZADE? [00:02:40;18] [00:02:49;08] Quando eu fiz o Projeto sobre o clima... [00:02:53;28] [00:02:54;16] no processo de prepará-lo em Londres, [00:02:59;04] [00:02:59;11] em 2003, tinha uma capa de um jornal, [00:03:04;24] [00:03:05;03] o The Sun, e não é um jornal muito respeitado, [00:03:09;13] [00:03:09;20] mas mesmo assim, havia essa capa [00:03:12;17] [00:03:12;25] que dizia "o dia mais quente da história". [00:03:16;03] [00:03:16;14] E, para mim, foi quando comecei a ficar [00:03:19;18] [00:03:19;25] mais consciente a respeito do clima. [00:03:23;09] [00:03:23;19] E foi essa ideia, "o dia mais quente da história" ... [00:03:27;17] [00:03:28;16] Isso não parece bom. [00:03:30;00] [00:03:33;02] [Conversas] [00:03:37;09] [00:03:46;23] Espero que esse não seja [00:03:48;21] [00:03:49;00] o primeiro de muitos dias mais quentes na história. [00:03:51;23] [00:03:52;00] Porém, está se tornando bem comum. [00:03:55;02] [00:03:55;13] Acredito que os especialistas já estavam bem informados [00:03:59;17] [00:03:59;23] sobre o clima. [00:04:01;14] [00:04:01;23] O público em geral não está pensando no clima [00:04:06;29] [00:04:07;09] ao visitar o Weather Project. Mas olhando para trás, [00:04:10;25] [00:04:11;05] todo mundo está falando sobre isso, de alguma forma. [00:04:13;23] [00:04:14;05] Nossas experiências no passado podem ser retroalimentadas. [00:04:19;20] [00:04:20;01] Isso é tão interessante. É possível voltar [00:04:23;04] [00:04:24;20] a um momento e, talvez, reconsiderar, reavaliar, [00:04:28;29] [00:04:29;09] mudar a percepção e, então, voltar para o presente. [00:04:33;24] [00:04:34;13] E pensar em você vindo do futuro, [00:04:39;22] [00:04:39;28] 10 ou 15 anos à frente, [00:04:41;14] [00:04:41;24] Visitando a si mesmo agora, mudando a sua percepção [00:04:44;23] [00:04:45;04] e experiência sobre o clima. [00:04:47;08] [00:04:47;19] É muito interessante porque Acho que é uma questão... [00:04:50;17] [00:04:50;24] o que faz as pessoas agirem. [00:04:54;28] [00:04:56;12] E, de algum jeito, para mim, [00:04:59;06] [00:04:59;12] fazer arte [00:05:01;11] [00:05:02;07] é quase como ter pensamentos do futuro. [00:05:08;24] [00:05:09;04] É como se fossem ideias ou Pensamentos do futuro. [00:05:15;00] [00:05:15;08] São coisas que não se pensou ainda, [00:05:17;28] [00:05:18;09] tal como fazer uma obra de arte, os sentimentos, os esboços, [00:05:22;07] [00:05:22;18] a intuição e o pequeno manifesto que se faz com aquele trabalho. [00:05:25;16] [00:05:25;23] É quase como se tentasse alcançar o futuro, [00:05:28;24] [00:05:29;06] tentando segurá-lo e, ao fazer isso, acaba se movendo para ele. [00:05:34;00] [00:05:34;07] Quer dizer, como isso começou? [00:05:36;25] [00:05:37;05] Hum... Foi visitando a exposição do Olafur no Tate [00:05:42;19] [00:05:42;27] e, exceto que perdi o momento exato em que ele decidiu [00:05:49;27] [00:05:50;05] pela a imagem do sol, sobre o clima. [00:05:55;23] [00:05:57;06] E foi importante esse ser um grande volume [00:06:03;14] [00:06:03;24] como um superfiltro. Foi uma grande responsabilidade. [00:06:07;07] [00:06:16;02] ? [00:06:19;21] [00:06:40;14] Como artista, minha primeira preocupação [00:06:44;20] [00:06:44;29] era em como desmaterializar esse prédio [00:06:51;12] [00:06:51;19] tão sólido, industrial, forte. [00:06:54;29] [00:06:55;09] Um prédio patriarcal, grande, de aço, material, etc. [00:06:59;11] [00:06:59;18] E colocando um, pouco de fumaça e luz, [00:07:04;07] [00:07:04;15] eu não diria que, desmaterializei, [00:07:06;27] [00:07:07;04] mas exibi um vazio, [00:07:10;16] [00:07:10;27] ou fiz como que o próprio vazio do prédio fosse exibido, [00:07:14;25] [00:07:15;03] só colocando um pouco de fumaça, [00:07:16;14] [00:07:16;21] foi como se tivesse uma panorâmica livre, [00:07:18;26] [00:07:19;04] vendo quilômetros à frente [00:07:21;06] [00:07:21;15] porque a neblina e as nuvens te permitem ver. [00:07:25;04] [00:07:25;15] Foi mais uma questão de tornar visível o que era invisível. [00:07:28;22] [00:07:29;02] Mesmo com as pessoas reagindo à uma narrativa do que [00:07:32;06] [00:07:32;16] parecia ser o sol, a verdade é que, na minha opinião, [00:07:36;28] [00:07:37;09] o sucesso aconteceu porque fez um vazio invisível, visível. [00:07:41;16] [00:07:41;25] Pegou algo que não podíamos ver e, de repente, [00:07:43;21] [00:07:44;02] era quase tangível que se ampliou com os espelhos no teto. [00:07:48;21] [00:07:49;12] E é engraçado olhar através da névoa para o espelho, [00:07:53;15] [00:07:53;25] e através da névoa de novo. [00:07:58;21] [00:07:59;15] É engraçado que quando se reflete a névoa, [00:08:03;18] [00:08:03;25] fica parecendo que tem o dobro dela. [00:08:06;05] [00:08:06;17] Sendo que quando se reflete um objeto, se vê apenas o objeto. [00:08:09;24] [00:08:10;02] Mas com a névoa, se vê o dobro. [00:08:12;13] [00:08:14;02] E... [00:08:16;09] [00:08:18;29] E isso criou uma oportunidade em que as pessoas se viam [00:08:24;21] [00:08:25;01] capazes de se comportar de maneiras imprevisíveis. [00:08:27;20] [00:08:30;11] ? [00:08:35;00] [00:09:26;24] Achei maravilhosa essa ideia do sol pintado. [00:09:30;22] [00:09:30;29] Foi ótimo porque as pessoas se deitaram, [00:09:33;23] [00:09:34;02] quebrando o controle social que sabemos que há [00:09:36;29] [00:09:37;07] nos museus, de uma forma bem estranha. [00:09:40;21] [00:09:41;28] Eles têm uma definição muito limitada [00:09:44;07] [00:09:44;15] do que seja o comportamento normal. [00:09:46;01] [00:09:46;10] Quando vamos a um museu, é relativamente calmo, [00:09:49;07] [00:09:49;18] nem o caminhar é aleatório tudo é contido, organizado. [00:09:55;04] [00:09:55;11] E você quer ser persistente, focado, [00:09:58;02] [00:09:58;15] há muito controle social. [00:10:01;08] [00:10:01;20] Nesse sentido, [00:10:03;04] [00:10:03;15] O Weather Project permitiu que as pessoas não fossem [00:10:07;00] [00:10:07;11] mais estátuas, mas também que reconsiderassem como se mexer, [00:10:10;20] [00:10:10;27] como olhar... [00:10:12;00] [00:10:12;12] Quando olho para o objeto, pode ser com o meu corpo. [00:10:14;19] [00:10:14;27] O que significa me ver no espelho [00:10:17;09] [00:10:17;17] ou fazer todo tipo de movimento... [00:10:19;18] [00:10:19;26] então é bem engraçado como é possível mudar... [00:10:24;22] [00:10:24;29] se livrar desse controle social. [00:10:27;13] [00:10:27;26] Ele também tinha várias estratégias de comunicação, [00:10:32;07] [00:10:32;16] como cartazes que foram distribuídos nos táxis. [00:10:36;12] [00:10:36;25] E, também, dirigir por Londres inteira, [00:10:38;26] [00:10:39;04] fazendo perguntas simples [00:10:40;25] [00:10:41;05] para saber a opinião das pessoas sobre o clima do dia. [00:10:43;20] [00:10:44;13] Ainda não havia uma propaganda específica [00:10:47;18] [00:10:47;26] para o Weather Project do Olafur, só perguntas. [00:10:53;02] [00:10:53;12] Perto da abertura, [00:10:55;25] [00:10:56;03] enviamos um pequeno comunicado à imprensa, [00:10:58;29] [00:10:59;09] perguntando se haviam notado alguma mudança climática [00:11:02;08] [00:11:02;14] dentro da Turbine Hall. [00:11:03;28] [00:11:04;07] E ninguém sabia muito bem o que estava acontecendo. [00:11:05;28] [00:11:06;06] Para ganhar o mundo além da arte, [00:11:08;11] [00:11:08;22] e ser capaz de falar com pessoas que não tem interesse em arte, [00:11:12;28] [00:11:14;00] o Weather tratou da mudança climática. [00:11:17;10] [00:11:17;20] Ou até sobre imigração, que é um tema importante agora. [00:11:21;15] [00:11:21;26] E, claro, nos deparamos com línguas diferentes. [00:11:25;13] [00:11:25;20] Então, como falar sobre um tema [00:11:27;08] [00:11:27;15] que os outros falam de maneira diferente? [00:11:30;01] [00:11:31;00] É preciso achar o lugar-comum [00:11:33;27] [00:11:34;03] se quiser colaborar. [00:11:35;17] [00:11:36;03] Há pouco tempo, fizemos uma experiência [00:11:38;13] [00:11:38;23] e vamos refazê-la. E rápida e leva um minuto. [00:11:41;23] [00:11:42;19] E também... [00:11:43;28] [00:11:46;18] Está conectada com o que falamos também. [00:11:52;07] [00:11:52;15] É um experimento simples. [00:11:53;17] [00:11:53;25] E o atraso é um critério para o sucesso. [00:11:57;15] [00:11:58;27] O experimento já foi feito com... [00:12:01;07] [00:12:01;15] tentem medir 60 segundos com os olhos fechados [00:12:05;06] [00:12:05;16] e abra-os quando acharem que um minuto já se passou. [00:12:08;16] [00:12:08;26] O sucesso realmente, está ligado à pontualidade, [00:12:12;23] [00:12:13;00] porém não ser pontual está conectado ao fato [00:12:17;08] [00:12:17;15] de cada um ter a própria noção de minuto. [00:12:20;05] [00:12:20;13] Mas o que posso fazer agora é sugerir [00:12:24;14] [00:12:24;22] que o total de minutos nesta sala [00:12:27;12] [00:12:27;23] dentro daquele um minuto, serão, igualmente, um sucesso. [00:12:31;05] [00:12:31;12] Preciso de uma pessoa que tenha um relógio [00:12:33;26] [00:12:34;02] que marque os segundos. [00:12:37;25] [00:12:38;05] Alguém aqui tem um relógio digital? [00:12:40;11] [00:12:40;19] Ele marca os segundos? Maravilha. [00:12:43;14] [00:12:43;27] Obrigado. [00:12:45;01] [00:12:45;09] Por que não começa em quatro... [00:12:48;10] [00:12:50;03] ...agora. [00:12:51;25] [00:14:20;23] Acho que... [00:14:22;13] [00:14:23;03] Ainda tem alguém de olhos fechados? Não quero estragar. [00:14:27;05] [00:14:27;12] Ao diversificar o tempo, [00:14:29;28] [00:14:30;24] vocês tiveram mais 45 segundos. [00:14:35;07] [00:14:35;27] Mas agora estou estragando meu próprio experimento. [00:14:41;17] [00:14:41;28] Vocês nem sequer perceberam e esse é o maior sucesso. [00:14:46;02] [00:14:47;02] Agora, vou fazer de novo. [00:14:48;09] [00:14:49;01] Não entender o outro é bem comum, [00:14:52;02] [00:14:52;09] acontece o tempo todo. [00:14:53;23] [00:14:54;00] E não tenho problemas com isso. [00:14:57;03] [00:14:57;11] E temos orgulho de como lidamos com tudo. [00:15:01;00] [00:15:01;08] Como podemos atingir o lugar-comum. [00:15:03;22] [00:15:03;29] E são todos os tipos de obstáculos, [00:15:05;24] [00:15:06;00] seja produzindo arte [00:15:08;02] [00:15:08;10] ou alguma coisa mais próxima da interação social. [00:15:12;24] [00:15:13;08] A barreira da língua, como atingir o precisamos, [00:15:17;17] [00:15:17;25] muitas vezes é um problema. [00:15:19;20] [00:15:19;27] Então, sim, em muitos momentos [00:15:21;20] [00:15:21;27] não há comunicação de verdade. [00:15:24;06] [00:15:24;16] E a gente sempre vê isso como um desafio, [00:15:28;04] [00:15:28;11] pelo menos eu vejo. Acho que é interessante [00:15:30;21] [00:15:30;29] ver como se pode transpor essas lacunas. [00:15:33;04] [00:15:33;12] Trabalhar com uma grande equipe com cem pessoas [00:15:35;25] [00:15:36;05] em 10, 20 projetos ao mesmo tempo [00:15:39;11] [00:15:40;11] é, muitas vezes, um desafio. [00:15:43;05] [00:15:43;14] É estressante e é necessário ser muito focado, [00:15:46;20] [00:15:47;09] mas tem algumas formas de manter o controle de tudo. [00:15:52;17] [00:15:52;24] A primeira, é trabalhar devagar. [00:15:54;26] [00:15:55;07] É simples, gastando mais tempo e quanto mais projetos tiver, [00:15:58;22] [00:15:58;28] mais tempo é necessário. [00:16:01;05] [00:16:03;06] E a verdade é que, muitos dos projetos, [00:16:05;21] [00:16:05;28] vão inspirando os outros. [00:16:07;12] [00:16:07;20] Não é como se fosse um projeto aqui [00:16:09;20] [00:16:09;27] e outro totalmente diferente lá. [00:16:11;11] [00:16:11;19] A questão é que, às vezes, [00:16:13;02] [00:16:13;14] é um projeto macro que abre em diferentes tipos de ramos. [00:16:19;29] [00:16:20;14] Precisamos ver esses dois, certo? [00:16:22;05] [00:16:22;14] Isso. Esses dois a gente já tem. [00:16:24;08] [00:16:24;15] É a luz roxa nesse aqui. Luz roxa, luz verde. [00:16:28;00] [00:16:28;08] É o terceiro que temos que descobrir. [00:16:31;22] [00:16:31;29] - Decidir... - Alguma coisa prata. [00:16:33;09] [00:16:33;17] - Esses são os roxos? - São [00:16:34;22] [00:16:35;01] - E isso? - Roxo dourado e roxo prateado. [00:16:38;29] [00:16:39;06] Entendi. [00:16:40;14] [00:16:45;02] - Nossa! - É muito legal. [00:16:47;16] [00:16:47;23] - É fantástico. - É muito bonito. [00:16:49;11] [00:16:49;17] Qual a diferença deles? [00:16:50;26] [00:16:51;05] Acho que o roxo tem uma cor um pouco diferente. [00:16:53;29] [00:16:54;06] - Certo. - Parecida, mas... [00:16:57;01] [00:16:57;09] - Bem parecida. - Esse é bem legal. [00:17:00;03] [00:17:04;01] - Esse também. Bem sutil. - É. [00:17:07;25] [00:17:08;22] É provável que não se veja isso, só esse outro aqui. [00:17:12;07] [00:17:12;13] - É. - Isso. [00:17:14;18] [00:17:14;28] Na verdade, do outro lado. Parece um pouco mais... [00:17:17;21] [00:17:18;01] O lado de dentro dourado e o de fora, acinzentado. [00:17:21;28] [00:17:22;09] Acho que já temos o material suficiente para essa proposta. [00:17:25;15] [00:17:25;21] - É - Ótimo. [00:17:26;21] [00:17:27;00] Vamos conseguir mais material para termos opções. [00:17:29;18] [00:17:29;25] Bom, agora... [00:17:32;09] [00:17:33;24] Aqui temos 4 caleidoscópicos. [00:17:35;25] [00:17:36;11] E como já tínhamos conversado antes, [00:17:39;19] [00:17:39;26] esses têm rabiscos do lado de fora. [00:17:44;15] [00:17:44;23] Do lado de dentro são todos polidos, [00:17:47;00] [00:17:47;08] mas o lado de fora é assim. [00:17:49;03] [00:17:49;12] Estamos pensando se dá para ser mais rústico. [00:17:53;15] [00:17:53;22] Isso, faça isso. [00:17:54;29] [00:17:55;07] Parecido com essas 3 amostras aqui. [00:17:57;18] [00:17:57;24] O que é...? [00:17:58;28] [00:17:59;06] É a mais rústica. E a mais alta. [00:18:01;21] [00:18:01;28] Vamos ficar com essa. Acho que é essa aqui. [00:18:04;03] [00:18:04;12] - Certo. - Mas ainda parece muito... [00:18:06;12] [00:18:06;18] Frágil? [00:18:08;05] [00:18:08;12] Olha, com certeza, é menos frágil que essa. [00:18:11;03] [00:18:11;15] E também perguntei sobre resistência ao tempo [00:18:14;29] [00:18:15;06] e disseram que é igual a essa outra. [00:18:19;19] [00:18:19;26] - Tudo bem. Vamos nessa. - Certo. Perfeito. [00:18:22;03] [00:18:22;13] Temos aquele tipo ali. E esse aqui. E aqui. [00:18:28;03] [00:18:28;15] - É? Me fala deles. - São como está vendo. [00:18:33;10] [00:18:33;18] Quais os elementos deles? [00:18:35;25] [00:18:36;09] Nesse aqui se tem... [00:18:39;18] [00:18:42;18] Para mim, fazer isso é como ser de um organismo. [00:18:45;18] [00:18:46;12] Que tem muitas mentes brilhantes [00:18:50;03] [00:18:50;13] e é possível dizer que e organismo é uma mente coletiva [00:18:54;21] [00:18:54;29] em que a combinação dessas camadas [00:18:58;05] [00:18:58;12] são pessoas muito importantes. [00:19:03;06] [00:19:05;26] Acho que isso veio de crescer na Escandinávia. [00:19:09;26] [00:19:10;06] Eu nunca visitei outro estúdio onde pensei: [00:19:13;09] [00:19:13;15] é assim que eu quero. [00:19:15;08] [00:19:15;19] Acho que fui muito influenciado pelos valores democráticos [00:19:19;10] [00:19:19;18] em uma sociedade transparente [00:19:21;22] [00:19:21;29] regulada por confiança... [00:19:25;14] [00:19:27;08] pela lealdade, confiar em pessoas que não conhece, [00:19:31;08] [00:19:31;17] mas que sabem que a sociedade é estruturada [00:19:35;20] [00:19:35;27] para aceitar a diferença e ainda ficar unida. [00:19:41;12] [00:19:42;12] ? [00:19:44;23]